17.3.12

Influências - Ronaldo Rodrigues

O tecladista da Caravela Escarlate, Ronaldo Rodrigues, considera-se acima de tudo mais ouvinte do que músico. "Respiro música. Se não estou ouvindo, estou tocando, e caso nenhuma das duas alternativas seja possível, fico imaginando música". Com relação as suas preferências, o tecladista é bastante variado e tenta absorver tudo do que ouve. 



"Minha escola de som foi a música clássica e o som dos anos 60. Como um fio condutor, de Led Zeppelin, The Doors e Jimi Hendrix, cheguei até Yes, Pink Floyd e todo um universo sonoro bastante expansivo e eclético. Acredito que melhorei muito como músico depois que passei a valorizar a audição tanto quanto a prática do instrumento. Hoje aprecio em iguais proporções o jazz, o fusion, a música brasileira e diversas vertentes do rock, sempre com muita atenção à sonoridade, da qual não dispenso o aparato analógico e todo seu charme. Por isso, quase tudo que ouço concentra-se nas décadas de 60 e 70. Depois desse período, o que mais ouço são coisas contemporâneas, bandas do agora, especialmente as que buscam revigorar e atualizar o conceito da época. Minha definição de influência não é propriamente uma base sobre a qual eu tento criar minhas coisas, mas sim bandas e artistas que ouço e que me motivam a ir correndo pro instrumento e criar meu próprio som. Determinadas bandas tem uma musicalidade que me emociona tanto que a vontade de sentar no teclado e partir pra criação é incrível. Tem outras que eu aprecio muito, mas não me causam essa vontade, é mais pra curtir mesmo. Nesse sentido, ficaria lógico dizer que não apenas tecladistas me influenciam, mas a mais variada gama de instrumentistas. Tem músicos que admiro pela musicalidade, outros pela técnica e outros ainda pela sonoridade e a maneira como exploram o instrumento. 



Para citar nomes: Keith Emerson, Jon Lord, Dave Stewart (Khan, Hatfield and the North, etc), Rick Wakeman, Thijs Van Leer, Patrick Moraz, Dave Sinclair, Brian Auger e Jan Hammer. No Brasil, minhas principais referências são Manito (Som Nosso de Cada Dia), Elias Mizhrai (Veludo) e Luiz Paulo Simas (Módulo 1000 e Vímana). Do jazz, Herbie Hancock e Jimmy Smith. Além dos tecladistas, me inspira a música de Jimi Hendrix, Steve Hillage, Jeff Beck, Jon Hiseman, Miles Davis, Larry Corryel e Alphonse Mouzon."

Nenhum comentário:

Postar um comentário